quinta-feira, 1 de julho de 2010

Princípio de Operação Desaerador em Caldeiras

Fluxo de água: A água fria primeiro entra no pré-desaerador ou domo, onde válvulas spray de aço inoxidável direcionam o fluxo de água formando um "chuveiro" através da ventilação condensadora de contato direto em seu interior, na atmosfera de vapor da seção de pré-aquecimento. Aqui a maior parte dos gases corrosivos são removidos antes que a água atinja a superfície de aço da bacia receptora. Esta água quente e parcialmente desaerada então passa da seção de aquecimento para a seção de vapor ou "scruber" onde uma completa desaeração é concluída assim que a água é vigorosamente esfregada por um excesso de vapor já livre de oxigênio.
Fluxo de vapor: O vapor é introduzido uniformemente através de um distribuidor dentro do desaerador. Lá o vapor colide em alta velocidade com a água aquecida e parcialmente desaerada que entra na seção vinda do compartimento de pré-aquecimento. Uma violenta ação de lavagem e mistura aí acontece. Esta ação remove mecanicamente os traços remanescentes de gases não-condensáveis para fora da água pré-aquecida. Portanto, a água desaerada descarregada do topo da seção de lavagem a vapor está livre de todos os gases não-condensáveis mensuráveis. O vapor separa a água desaerada da seção de limpeza e passa para dentro da seção de pré-aquecimento para continuar o ciclo. O vapor é condensado no condensador de contato direto interno sendo "soprado" para fora do desaerador, onde carrega para a atmosfera os gases não-condensáveis assim liberados.
Condensador interno: O condensador interno é uma seção dentro do compartimento das válvulas spray onde os gases não-condensáveis são separados da seção de pré-aquecimento e concentrados antes de serem descartados para a atmosfera.
A função primária de um desaerador é remover gases não condensáveis (oxigênio e dióxido de carbono livre) da água de make-up utilizada para alimentar caldeiras e de retorno de condensado.
A remoção desses gases protege tubulações e bombas, assim como as caldeiras e as linhas de retorno de condensado desses gases corrosivos.
Desenvolvido especificamente para ocupar pequenos espaços, o desaerador térmico Aquafil combina simplicidade e compactação com alta performance e eficiência operacional. Unidades pré-fabricadas convencionais do desaerador térmico Aquafil são ideais para fábricas com caldeiras de baixa pressão.
Esses equipamentos estão disponíveis em tamanhos de 4.000 a 180.000 Kg/h de capacidade, de acordo com as necessidades da instalação, para a mais vasta gama de atuação de indústrias, comércio e serviços públicos. O desaerador térmico Aquafil oferece grande vantagem especialmente onde o espaço disponível é restrito.
• A pressão de vapor dentro do desaerador deve sempre estar em 0,25 Kgf/cm² para garantir seu perfeito funcionamento
• O desaerador sempre é instalado acima da caldeira, para manter as bombas sempre afogadas
• Neste momento, mais de 200 desaeradores térmicos Aquafil estão em operação no Brasil e no exterior.
• A manutenção de um desaerador térmico deve ser realizada periodicamente para impedir entupimentos das válvulas spray e acúmulo de sujeira dentro do tanque de estocagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário